Plantão da biometria: ainda dá tempo de agendar para este sábado (11)

Cartórios da Justiça Eleitoral no Estado de São Paulo estarão abertos

Dedo da campanha da biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) promove neste sábado (11) o plantão da biometria, e o eleitor que quiser ser atendido ainda encontra vaga para agendamento pela internet. O atendimento será das 8 às 13h, em cartório eleitoral ou posto de atendimento.

No início da tarde desta sexta-feira (10), o sistema de agendamento do Tribunal dispunha de cerca de 8 mil vagas para agendamento, das quase 25 mil que haviam sido oferecidas. Ao acessar o sistema, o cidadão deve informar o endereço residencial e o CEP e, após, é direcionado ao cartório que abrange o seu domicílio. Então, pode verificar se há horários em aberto para atendimento naquele local durante o plantão.

A ação tem o objetivo de oferecer uma nova oportunidade de atendimento aos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais, além de incrementar o número de pessoas com dados biométricos coletados.

O plantão só não ocorrerá nas 107 cidades em que o cadastramento da biometria já foi concluído. Por sua vez, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local. Nesse caso, o agendamento é realizado no próprio site do Poupatempo.

Já em 478 municípios paulistas a biometria atualmente é obrigatória. São 11,8 milhões de eleitores, dos quais apenas 5,4 milhões (46,3%) participaram do cadastramento. Os cidadãos residentes dessas localidades devem fazer a biometria no prazo definido, em datas que variam entre agosto e dezembro deste ano, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.

Mesmo nas cidades em que não há essa obrigatoriedade, o Tribunal recomenda que o eleitor se adiante e compareça ao cartório ou posto, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.

Horário diferenciado em shoppings

Em 11 de maio, quatro unidades de atendimento localizadas em shopping centers também funcionarão. Em três delas (Shopping Vale Sul, em São José dos Campos; Shopping Jaraguá, em Araraquara; e Shopping Itapecerica da Serra), o atendimento será em horário diferenciado: entre 10h e 15h. O Shopping Paulínia, por sua vez, abrirá das 8h às 13h. Nessas localidades, o eleitor deve confirmar se a sede do cartório eleitoral também estará em regime de plantão.

Os quatro municípios encontram-se em fase de biometria obrigatória. Em todos eles, o prazo para cadastramento se encerra em 19 de dezembro.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Últimas notícias postadas

Recentes

Sabia, eleitor?

Saiba mais sobre propaganda eleitoral acompanhando a série: Sabia, eleitor?