No TSE, presidente do TRE-SP discursa sobre sistematização das normas eleitorais

Des. Cauduro Padin participou da abertura de evento no Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília, ao lado da presidente da Corte, ministra Rosa Weber

Luiz Edson Fachin Rosa Weber

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, participou da abertura do evento Diálogos para a Construção da Sistematização das Normas Eleitorais, que ocorre nos dias 27 e 28 de maio, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília.

Em sua fala, o des. Cauduro Padin fez destaques pontuais sobre o que, em sua visão, precisa ser revisto nas normas eleitorais para o próximo pleito. Entre eles, questões relativas ao prazo para registro de candidaturas, a inexistência de coligações e o impulsionamento da propaganda, que, segundo ele, precisa de regras mais claras.

O impulsionamento foi uma das novidades trazidas pela Lei nº 13.488/2017, que alterou a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) ao prever que a propaganda eleitoral paga na internet está proibida, exceto quando tem o objetivo de impulsionar o alcance de publicações, como em redes sociais. Esse impulsionamento deve ser contratado diretamente por meio das plataformas de mídias sociais.

A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, também participou da abertura do encontro, exaltando a relevância dos debates para o aprimoramento da própria Justiça Eleitoral. “O diálogo a ser promovido é fundamental para o acolhimento das distintas perspectivas dos mais diversos olhares sobre a legislação eleitoral vigente, espaço aberto a propostas, críticas e sugestões que enriquecerão o trabalho desenvolvido pelo Grupo de Trabalho”, afirmou.

Os Diálagos abrangem uma série de palestras e debates e estão inseridos no contexto do Grupo de Trabalho de Sistematização das Normas Eleitorais, formado pelo TSE e coordenado pelo ministro da Corte e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Edson Fachin. O projeto prevê a realização de reuniões abertas ao público, permitindo maior integração entre as diversas perspectivas sobre a legislação eleitoral vigente.

Nas palavras do ministro, um sistema eleitoral organizado em um conjunto de normas legais é a base de uma democracia e garante “eleições livres, justas, diretas e periódicas”. “O reconhecimento de um corpo normativo previsível é requisito necessário para a segurança jurídica e é elemento mínimo e essencial para a proteção e o fortalecimento das instituições sociais e democráticas", completou.

Sobre o evento

O desembargador Cauduro Padin, que exerce ainda a Presidência do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel), compôs a mesa de abertura do evento ao lado dos ministros Rosa Weber e Luiz Edson Fachin e das seguintes autoridades: ministro do TSE Tarcisio Vieira de Carvalho Neto; vice-procurador-geral eleitoral, Humberto Jacques; presidente da Comissão Especial de Direito Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Carlos Neves Filho; diretor da Escola Judiciária Eleitoral do TSE, Flávio Pansieri; e deputada federal Margarete Coelho (PP-PI).

Confira a programação completa do evento no site do TSE.

 

 

Com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Siga nosso Instagram @trespjus

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido