Mais de 29 mil pessoas são atendidas no plantão da biometria

Comparecimento no sábado foi cerca de 7% superior à média dos dias úteis

TRE-SP_biometria _ dedoches

Realizado pela segunda vez no ano, o plantão da biometria novamente teve bons números.  A ação, promovida no último sábado (11) pela Justiça Eleitoral nos cartórios e postos de atendimento do Estado de São Paulo, encerrou-se com 29.264 atendimentos.

A quantidade é cerca de 7% superior ao índice de comparecimento diário, que durante o mês de maio estava em 27.208 até a última sexta-feira (10). O funcionamento convencional é de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h. No sábado, ocorreu em período reduzido, entre 8h e 13h.

O plantão teve os objetivos de incrementar o número de eleitores com biometria cadastrada, além de oferecer mais uma oportunidade de atendimento aos cidadãos que trabalham ou estudam no horário de atendimento normal.

A ação ocorreu em quase todas as unidades de atendimento do Estado, com a exceção de 46 cartórios que se encontram em municípios no qual o cadastramento da biometria já foi concluído.

Biometria obrigatória

Em 478 cidades de São Paulo, a biometria é obrigatória para este ano. Elas reúnem um eleitorado de 11,8 milhões de pessoas, entre as quais somente 5,5 milhões já realizaram o cadastramento, o equivalente a 46,5% do total. Nesses municípios, cerca de 23 mil cidadãos foram atendidos no plantão.

Números de atendimento

O comparecimento dos eleitores em 11 de maio foi ligeiramente inferior ao do último plantão da Justiça Eleitoral, organizado em 13 de abril (29.540 atendimentos). Naquela oportunidade, porém, todos os 393 cartórios do Estado haviam participado da ação.

Com o avanço da propaganda e de ações como a realizada no último sábado, o número de cidadãos paulistas atendidos tem subido gradualmente nos últimos meses. Em abril, a média diária havia sido de 23.271, contra apenas 10.347 em março.

Mesmo assim, os índices ainda precisam crescer para se atingir a meta de fazer a biometria de aproximadamente 7,5 milhões de pessoas em 2019. Até aqui, houve cumprimento de 19,4% dessa meta, com quase 1,5 milhão de eleitores cadastrados. 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Últimas notícias postadas

Recentes