Eleitor pode fazer a biometria neste sábado (11)

Os cartórios eleitorais paulistas vão atender das 8h às 13h

Biometria_84_cidades_prazo_dedos

Os eleitores do Estado de São Paulo que ainda não fizeram a biometria têm uma nova oportunidade de fazê-la: os cartórios eleitorais e postos de atendimento vão abrir neste sábado (11), das 8h às 13h. É importante agendar horário no site do TRE-SP, para maior conforto e rapidez. O plantão só não ocorrerá nos107 municípios que já concluíram a cadastramento biométrico obrigatório.

O objetivo do plantão é facilitar o comparecimento do eleitor e, assim, aumentar a coleta da biometria no Estado. Em 2019, o cadastramento é obrigatório em 478 municípios, mas em breve será também nas outras cidades, incluindo a capital paulista.

O procedimento é simples e rápido, incluindo a coleta das impressões digitais, a assinatura digitalizada e a atualização dos dados cadastrais. A finalidade da biometria é reforçar a segurança na identificação do eleitor na hora de votar, uma vez que as digitais de cada indivíduo são únicas.

Biometria obrigatória

Os eleitores dos 478 municípios, onde a biometria é obrigatória, devem fazer o procedimento para evitar o cancelamento do título e as consequentes restrições na vida civil. Além de não poder votar, sem o título ele não pode obter passaporte e CPF, tomar posse em concurso público e fazer matrícula em instituições de ensino oficial.

O término do período do cadastramento obrigatório varia entre agosto e dezembro de 2019.

Poupatempo

No dia do plantão, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais seguirão o seu funcionamento normal, com horários distintos a depender do local. Confira aqui a programação.

Horário diferenciado em shoppings

Em 11 de maio, quatro unidades de atendimento localizadas em shopping centers também funcionarão. Em três delas (Shopping Vale Sul, em São José dos Campos; Shopping Jaraguá, em Araraquara; e Shopping Itapecerica da Serra), o atendimento será em horário diferenciado: entre 10h e 15h. O Shopping Paulínia, por sua vez, abrirá das 8h às 13h. Nessas localidades, o eleitor deve confirmar se a sede do cartório eleitoral também estará em regime de plantão.

Os quatro municípios encontram-se em fase de biometria obrigatória. Em todos eles, o prazo para cadastramento se encerra em 19 de dezembro.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido