Mais da metade dos eleitores da cidade de São Paulo tem biometria

Dos 9,1 milhões de eleitores da capital, 4,5 milhões já cadastraram as digitais

Marginal Pinheiros

Com o maior colégio eleitoral do País, o município de São Paulo chegou à marca de 50% do eleitorado com biometria cadastrada. A cidade tem 9.103.750 pessoas aptas a votar. Dessas, 4.553.817 já fizeram a identificação digital, o equivalente a 50,02% do total. Os dados, disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão atualizados até esta terça-feira (07).

Na capital a biometria ainda não é obrigatória, mas a Justiça Eleitoral recomenda que o cidadão se adiante para realizar já o cadastramento, evitando filas que podem ocorrer em um momento posterior, devido ao aumento da procura. A meta do TSE é que todo eleitor brasileiro seja identificado por meio das impressões digitais a partir das Eleições Gerais de 2022.

Biometria obrigatória

No Estado de São Paulo, atualmente a biometria é obrigatória em 478 municípios. Nesses locais, o eleitor deve comparecer sob pena de ter o título cancelado. O prazo final varia de agosto a dezembro deste ano.

Essas cidades reúnem um eleitorado de 11,8 milhões de pessoas, sendo que somente 5,4 milhões (45,45%) realizaram o cadastramento. Em todo o Estado, são 33,3 milhões de eleitores, dos quais 16,5 milhões compareceram (49,45%).

Sobre a biometria

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no dia do pleito. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e transferidas para as urnas eletrônicas.

O cadastramento, que envolve a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos e pode ser feito no cartório ou posto da Justiça Eleitoral de domicílio do cidadão ou nas unidades do Poupatempo com serviços eleitorais. Para realizar o procedimento, é necessário levar documento de identificação oficial e comprovante de residência recente, além do título de eleitor, se tiver. 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Últimas notícias postadas

Recentes