76º Coptrel - Presidentes dos TREs se preocupam com possível unificação das eleições

Presidentes também reafirmaram a capacidade dos Tribunais para o julgamento de crimes comuns conexos a crimes eleitorais

76º Coptrel - Presidentes também reafirmaram a capacidade dos Tribunais para o julgamento de cri...

Reunido em São Paulo para a sua 76ª edição, o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) mostrou preocupação com a possível unificação das eleições (PEC nº 56/2019).

Para os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Rio de Janeiro, des. Carlos Santos de Oliveira, e de Minas Gerais, des. Rogério Medeiros de Lima, respectivamente, a economia em termos de custos é discutível e a democracia ficaria enfraquecida, com um comprometimento do direito de escolha. Isso porque a proposta altera a realização das eleições e cada pleito ocorreria somente a cada quatro ou cinco anos.

Durante o evento, os presidentes também reafirmaram a capacidade dos Tribunais para o julgamento de crimes comuns conexos a crimes eleitorais, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no Agravo Regimental no Inquérito n. º 4.435/DF.

O evento contou com a participação do ex-ministro do STF Eros Grau, que palestrou sobre o tema “A Lei e a Justiça”. O jurista discorreu sobre a atuação atual do Poder Judiciário e afirmou que sempre foi um positivista. “Acredito na democracia com legalidade e plena harmonia entre os três Poderes”, resumiu.

De acordo com o presidente do Coptrel e do TRE de São Paulo, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, o encontro proporcionou ricos debates acerca da atuação da Justiça Eleitoral.

Próximo Coptrel

Órgão integrado pelos desembargadores que estiverem na presidência dos TREs em todo o Brasil, o Coptrel terá sua própria reunião em Natal, no Rio Grande do Norte, no mês de outubro.

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr
icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido