267 mil eleitores utilizaram os canais de atendimento do TRE em 2018

O número de atendimentos foi superior ao de 2016, quando houve eleições municipais e 265.643 registros. Em 2017, ano não eleitoral, foram 211.264 atendimentos.

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Em 2018, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) atendeu mais de 267 mil cidadãos, por meio da Central de Atendimento ao Eleitor (telefone 148), Ouvidoria e Núcleo de Informação ao Cidadão. O número de atendimentos foi superior ao de 2016, quando houve eleições municipais e 265.643 registros. Em 2017, ano não eleitoral, foram 211.264 atendimentos.

“O Tribunal considera que a comunicação direta entre a sociedade e as instituições públicas é fundamental para o aprimoramento da gestão do serviço público. Por essa razão, assegura e incentiva o usuário-cidadão a interagir com o TRE-SP, colocando à disposição vários canais de comunicação”, destaca o diretor-geral, Claucio Corrêa.

A Central de Atendimento ao Eleitor, serviço em que a pessoa pode esclarecer dúvidas, teve 264.382 atendimentos. Os principais questionamentos foram sobre biometria, alistamento e transferência do título de eleitor.

Já a Ouvidoria registrou 2.097 atendimentos, sendo que 124 foram denúncias, 160 elogios, 1.472 reclamações, 231 solicitações, 43 sugestões e 67 outros assuntos. Segundo o juiz ouvidor do Tribunal, Dr. Vitor Gambassi Pereira, “o papel da Ouvidoria não é apenas receber essas manifestações, mas de atuar efetiva e ativamente em relação aos cidadãos, principais destinatários dos serviços da Justiça Eleitoral”. Para contatar a Ouvidoria, o cidadão pode utilizar a internet (formulário eletrônico), carta (formulário impresso) e atendimento presencial.

O Núcleo de Informação ao Cidadão recebeu 1.489 pedidos de informação. O cidadão ou representante de pessoa jurídica pode formular pedido por meio de formulário eletrônico disponível no site do TRE-SP. Este canal é regulamentado pela Lei de Acesso à Informação (12.527/2011).

Mídias sociais

A página oficial do TRE-SP no Facebook também mantém contato direto com a sociedade, divulgando informações e respondendo aos questionamentos dos eleitores. Em 2018, ela teve mais de 15 milhões de visualizações, 400 mil curtidas nas publicações e 110 mil compartilhamentos.

 

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