Des. Cauduro Padin é eleito presidente do Coptrel

Colegiado reúne os presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do país

COPTREL  Eleição
Des. Cauduro Padin (primeiro à esq.) é o presidente do TRE-SP

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, foi eleito para presidir o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). Ele sucede ao des. Márcio Vidal, do TRE-MT.

“Ocuparei esta função com muita alegria e disposição para um trabalho de continuidade. Márcio Vidal fez uma gestão diversificada, ampla, que merece ser seguida", afirmou o des. CauduroPadin. "Vamos trabalhar muito nessas pressões que a Justiça Eleitoral vem enfrentando. Queremos aumentar a eficiência e estrutura dos tribunais, para que não haja prejuízos ao eixo da Justiça Eleitoral como é hoje: republicano, democrático, transparente".

A eleição ocorreu na última sexta-feira (29), durante a 75ª edição do Coptrel, realizada no município de Poconé, em Mato Grosso. O vice-presidente do Colégio será o des. Cleones Carvalho Cunha, do TRE-MA.

Compromisso

O colegiado de presidentes de TREs formalizou, por meio de carta aprovada ao final do encontro, o compromisso de assegurar prontamente o cumprimento da recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns que tenham conexão com crimes eleitorais (julgamento do Inquérito 4435).

Coptrel

O Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional. Foi fundado em 16 de setembro de 1995. Nos encontros do Colégio, os presidentes dos Tribunais debatem sobre questões que afetam a todos. O objetivo é aperfeiçoar a prestação do serviço e desenvolver ferramentas que auxiliem no processo eleitoral. Ao final, são divulgadas a ata do encontro e uma carta com proposições para melhorar a atuação dos órgãos.

 

Confira abaixo a carta aprovada no dia 30 de março: 

CARTA DO 75º COPTREL NA CIDADE DE POCONÉ - MT

O COLÉGIO DE PRESIDENTES DOS TRIBUNAIS REGIONAIS ELEITORAIS - COPTREL, em seu 75º encontro, ocorrido no Hotel Sesc Porto Cercado, localizado na Rodovia MT 370, KM 42, município de Poconé, Estado do Mato Grosso, durante os dias 28, 29 e 30 de março de 2019, após deliberar acerca de temas de interesse da Justiça Eleitoral, divulga, para conhecimento público, as seguintes proposições:

1. Reafirmar que Justiça Eleitoral tem plenas condições de dar pronto cumprimento da decisão da Suprema Corte, por ocasião de julgamento de recurso no Inquérito (INQ) 4435, que confirmou a competência da Justiça Eleitoral para processar e julgar crimes comuns que apresentam conexão com crimes eleitorais;

2. Apresentar sugestões ao Grupo de Trabalho instituído pela Portaria n. 115/2019 - TSE - Sistematização das Regras Eleitorais;

3. Instar o Conselho Nacional de Justiça - CNJ acerca das peculiaridades da Justiça Eleitoral, a fim de que os requisitos estabelecidos no “Selo de Justiça” guardem relação contextual com o cenário desta Justiça especializada;

4. Manifestar apoio à inserção da Disciplina “Estudos da Cidadania”, no curso de ensino médio e da Disciplina “ Sistema Eleitoral” na matriz curricular dos cursos de Direito no Brasil.

 

Com informações do TRE-MT

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Siga nosso Instagram @trespjus 

 

 

Com informações do TRE-MT

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Siga nosso Instagram @trespjus 

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido