Começa nesta terça (2) campanha da biometria em TV e rádio

Cadastramento é obrigatório aos eleitores de 478 municípios de São Paulo

TRE-SP_biometria_quatro_dedos

Nesta terça-feira (2), as emissoras de TV e rádio começam a veicular, no Estado de São Paulo, campanha que estimula os eleitores a fazer logo a biometria. Nas TVs, o filmete de 30 segundos convida o cidadão a realizar o cadastramento biométrico. No rádio, um spot com a mesma duração divulga esse procedimento.

No Estado de São Paulo, os eleitores de 478 municípios  estão convocados a comparecer ao cartório ou a um posto de atendimento para a biometria, sob pena de cancelamento do título. Quem tiver dúvida se o seu município está na lista da obrigatoriedade em 2019 pode fazer a consulta (pesquise na tabela). 

Com a campanha, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) espera atingir todo o eleitorado do Estado, independentemente da obrigatoriedade ou não de realizar o cadastramento em 2019.

Para os eleitores da capital paulista e das outras cidades em que o procedimento permanece facultativo, a Justiça Eleitoral reforça a importância de o cidadão se adiantar e cadastrar as suas digitais com tranquilidade, sem filas, pois em breve será obrigatório nesses municípios.

No Estado de São Paulo, mais da metade dos 33 milhões de eleitores ainda não fez a biometria. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é cadastrar as digitais de todo o eleitorado brasileiro até 2022.

Agendamento

O atendimento deve ser agendado pelo site do TRE-SP. Para quem preferir ir a um dos postos do Poupatempo com serviços eleitorais, é necessário agendar pelo site do Poupatempo .

O eleitor deve apresentar documento oficial de identificação, comprovante de residência recente em seu nome e título eleitoral, se tiver.

Importância da Biometria

A biometria visa a tornar ainda mais segura a identificação do eleitor na hora de votar. O procedimento confirma a sua identidade, prevenindo tentativas de fraude, já que as digitais de cada indivíduo são únicas. Assim, representa uma evolução em relação à urna eletrônica, que há 22 anos trouxe segurança no processo de votação e apuração.

Além do cadastro das digitais de todos os dedos do eleitor, o cadastramento envolve coleta de fotografia e assinatura digital, bem como atualização dos seus dados.

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido