Biometria: é simples, é rápido e ainda dá tempo de fazer neste sábado

Ainda há vagas para agendamento no plantão a ser realizado em todo o Estado de SP

TRE-SP_biometria_quatro_dedos

O eleitor que quiser ser atendido neste sábado (13) ainda encontra no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) vaga para agendamento, entre as 8h e as 13h, em cartório eleitoral ou posto de atendimento.

No início da tarde desta sexta-feira (12), o sistema de agendamento do Tribunal dispunha de 10 mil vagas. Ao acessar o sistema, o cidadão informa o endereço residencial e o CEP e é direcionado ao cartório que abrange o seu domicílio. Então, pode verificar se há horários em aberto para atendimento naquele local durante o plantão.

Todos os 393 cartórios eleitorais e os postos de atendimento do Estado de São Paulo estão de plantão neste sábado. A ação tem o objetivo de facilitar o comparecimento de quem ainda não realizou a biometria, especialmente o cidadão que trabalha ou estuda no horário regular de expediente dos cartórios eleitorais (de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h).

Poupatempo

No dia do plantão, as unidades do Poupatempo com serviços eleitorais vão seguir o seu funcionamento normal, com horários variáveis conforme o local (confira a programação).

Biometria obrigatória

Os cidadãos de 478 municípios paulistas devem fazer a biometria obrigatória em 2019, sob pena de cancelamento do título eleitoral. No total, são mais de 11,7 milhões de eleitores envolvidos, dos quais somente 4,9 milhões realizaram o cadastro, o equivalente a 42,15%. O índice é preocupante, considerando-se ainda o baixo comparecimento médio nos primeiros meses. Desde 4 de fevereiro, a média mensal tem sido de 250 mil, metade do esperado pelo TRE-SP.

Os cidadãos residentes desses municípios têm de fazer a biometria no prazo definido, em datas que variam entre agosto e dezembro deste ano, sob pena de ter o título eleitoral cancelado. O Tribunal recomenda que o eleitor se adiante e já compareça ao cartório ou posto, dado que em um momento posterior pode haver filas, com o aumento da procura. O procedimento, envolvendo a coleta das impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, dura cerca de 15 minutos.

Horário diferenciado do plantão em shoppings

Três postos de atendimento localizados em shopping centers terão horário de funcionamento diferenciado neste sábado (entre 10h e 15h). As unidades são: Shopping Vale Sul, em São José dos Campos; Shopping Jaraguá, em Araraquara; e Shopping Itapecerica da Serra, na cidade com o mesmo nome.

As três cidades encontram-se em fase de biometria obrigatória. Nelas, o prazo para cadastramento se encerra em 19 de dezembro.

Documentos necessários

Para ser atendido, o eleitor deve levar: documento oficial de identificação; comprovante de residência recente (com menos de três meses de emissão); e título eleitoral, se tiver.

 

 

Curta nossa página no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial 

Siga nosso Instagram @trespjus 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr 

Últimas notícias postadas

Recentes

Sabia, eleitor?

Saiba mais sobre propaganda eleitoral acompanhando a série: Sabia, eleitor?