TRE realiza auditoria de funcionamento das urnas eletrônicas no dia das eleições

O procedimento tem a finalidade de demonstrar publicamente a confiabilidade do sistema eletrônico de votação

17 de julho: eleitores já podem requerer voto em trânsito

Na mesma data em que ocorrem as eleições em todo o Estado (7/10), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realiza, em paralelo à votação, auditoria para demonstrar a confiabilidade da urna e do sistema eletrônico.

O procedimento começa com o sorteio das urnas eletrônicas, no dia 6 de outubro (sábado), véspera do pleito. A partir das 9 horas, no plenário do Tribunal, serão sorteadas cinco urnas entre as mais de 97 mil seções eleitorais do Estado de São Paulo, sendo um equipamento da capital e quatro do interior. Essas são urnas oficiais que seriam utilizadas no pleito e, portanto, já haviam sido carregadas com listas de candidatos e de eleitores.

No domingo (7), em cerimônia pública, na Sede II do TRE-SP, as urnas sorteadas por amostragem são submetidas à votação, nas mesmas condições em que ocorreria na seção eleitoral. Cada voto registrado na cédula de papel é replicado na urna eletrônica, em ambiente aberto e filmado. O procedimento tem a mesma duração da votação, e a apuração dos votos tem início às 17 horas. O resultado da votação nas cédulas e nas urnas eletrônicas deve coincidir, a fim de comprovar que não houve adulteração nos programas da Justiça Eleitoral.

A Comissão de Auditoria, responsável por conduzir as atividades, tem como presidente o membro do TRE-SP, des. Silmar Fernandes. A fiscalização de todo o trabalho será realizada por empresa de auditoria externa, contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, fiscais dos partidos políticos, representantes da OAB, Ministério Público e demais credenciados poderão acompanhar o procedimento.

O plenário do TRE-SP está localizado na rua Francisca Miquelina, nº 123, 14º andar, Bela Vista. A auditoria será realizada na Sede II do Tribunal, localizada na rua Doutor Falcão Filho, 121, Anhangabaú.

Quer ver melhor como funciona? Clique aqui para assistir ao vídeo produzido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido