FALTAM 25 DIAS: Qual é o papel de senadores

#vempraurna – Entenda a função no fórum de representação dos Estados

TRE-SP - Série #Vempraurna - 12/9

Os senadores são eleitos para representarem seu Estado. Daí decorre a representação igualitária entre todos os Estados: o Senado Federal é composto por três parlamentares de cada um dos 26 Estados e também do Distrito Federal (DF).

É desses 81 membros a responsabilidade pela preservação da Federação, da harmonia entre os Estados e da soberania nacional. Eles votam, assim como os deputados federais, projetos e propostas de emendas à Constituição, mas diferem daqueles ao atuarem em questões financeiras, como a fixação de limites e aumento de endividamento e também a tomada de empréstimos por parte da União, dos Estados ou municípios.

Cabe ao Senado, ainda, a sabatina dos nomes indicados pelo presidente da República para compor os Tribunais Superiores, inclusive o Eleitoral, e o Tribunal de Contas da União, entre outros órgãos. Além disso, julga crimes de responsabilidade cometidos pelo presidente da República.

Os senadores são os únicos eleitos para mandato de oito anos. A cada quatro anos, há a renovação de um ou dois terços da Casa, alternadamente. Neste ano, serão eleitos dois senadores por Estado e pelo DF.

Para concorrer às eleições, o candidato ao Senado solicita o seu registro com dois suplentes, que também aparecem na urna eletrônica no momento do voto.

Senado Federal

 

#vempraurna explica o papel dos deputados

#vempraurna mostra como evitar e-mails indesejados de campanha

#vempraurna apresenta o sistema de candidaturas 

#vempraurna reforça que eleitor pode ter título na tela do celular

#vempraurna destaca importância do voto

Últimas notícias postadas

Recentes