FALTAM 24 DIAS: Governador vai conduzir políticas públicas do Estado

#vempraurna – Entenda outras atribuições do chefe do Executivo estadual

TRE-SP - Série #vempraurna - 13/9/2018

O candidato a governador de São Paulo que vencer as eleições terá a missão de administrar o Estado, ou seja, será responsável por planejar e implementar as políticas públicas estaduais. O mandato é de quatro anos, permitida uma única reeleição.

Cabe ao governador propor leis à Assembleia Legislativa e, por outro lado, sancionar (confirmar) ou vetar as propostas de lei aprovadas pelos deputados estaduais. Também compete ao chefe do Poder Executivo do Estado comandar as polícias Civil e Militar do Estado e prestar contas de sua gestão à Assembleia Legislativa.

Em São Paulo, a sede do governo do Estado fica no Palácio dos Bandeirantes, no bairro do Morumbi, na capital.

Para se eleger em primeiro turno, no dia 7 de outubro próximo, o candidato precisa da maioria absoluta (mais da metade) dos votos válidos (excluídos os nulos e em branco). Caso contrário, os dois mais votados disputam o segundo turno, no dia 28.

Voto consciente

O candidato a vice-governador não possui número próprio na disputa eleitoral. Ele faz parte da chapa do governador. Assim, ao votar em um candidato, o eleitor estará escolhendo, automaticamente, seu vice. Na urna eletrônica, aparecerão sempre as duas fotografias.

Para concorrer ao governo do Estado, é necessário apresentar sua proposta de programa de governo. Para o voto consciente, é importante que o eleitor consulte essas informações, disponíveis no site do TRE ou em sites indicados pelos candidatos.

 

#vempraurna fala sobre as atribuições do senador

#vempraurna explica o papel dos deputados

#vempraurna mostra como evitar e-mails indesejados de campanha

#vempraurna apresenta o sistema de candidaturas 

#vempraurna reforça que eleitor pode ter título na tela do celular

#vempraurna destaca importância do voto

Últimas notícias postadas

Recentes