Em cerimônia pública, Justiça Eleitoral gera mídias, prepara e lacra urnas

A maioria dos cartórios paulistas começa nesta segunda-feira (24) geração de mídias, preparação e lacração das 114 mil urnas do Estado

arte de urna eletrônica com os dizeres "preparação das urnas eletrônicas"

A partir desta segunda-feira (24), a Justiça Eleitoral do Estado de São Paulo inicia a cerimônia pública de geração de mídias, preparação e lacração das urnas eletrônicas. Trata-se de mais um dos procedimentos com o objetivo de assegurar a segurança e o sigilo do voto do cidadão para as Eleições 2018.

As 114 mil urnas eletrônicas que serão utilizadas no Estado recebem os programas com dados dos candidatos e dos respectivos eleitores da seção de votação. Após esse procedimento, 3% são selecionadas por entidades e instituições presentes para testes, sendo pelo menos uma por zona eleitoral. Em seguida, é feita a lacração física do compartimento de cada uma, com selo fabricado pela Casa da Moeda, conforme critérios e modelos estabelecidos na Resolução TSE nº 23.552/2017.

Com isso, todas as urnas, inclusive as de contingência (reserva) e as que vão receber as justificativas de ausência, estarão prontas para serem utilizadas no dia 7 de outubro, não podendo haver mais nenhuma alteração. Depois de preparadas e lacradas, as urnas só realizam operação em dia e horário determinado, ou seja, na data definida para o pleito.

Dos 393 cartórios eleitorais do Estado, 240 iniciam já nesta segunda-feira os processos de geração de mídias, preparação e lacração das urnas eletrônicas, tanto na capital quanto no interior.

Os demais cartórios realizam o procedimento nos próximos dias, conforme programação disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

A cerimônia pública é divulgada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) e pode ser acompanhada por partidos políticos, coligações, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e cidadãos interessados.

Saiba mais sobre o procedimento de geração de mídias

Assista ao vídeo - 22 anos da urna eletrônica: segurança e transparência nas eleições

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido