Preparação e auditoria das urnas: confira programação deste sábado (6)

O dia começa com a distribuição das urnas eletrônicas nos locais de votação

armazenamento de urnas

A Justiça Eleitoral promove neste sábado (06), com a participação do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e de outras autoridades, os últimos preparativos para as Eleições 2018. O dia terá uma programação movimentada, com a entrega das urnas nos locais de votação, o sorteio das urnas que serão auditadas e a oficialização dos sistemas eleitorais.

A partir das 7 horas de sábado, as zonas eleitorais do Estado de São Paulo começam o transporte das urnas para os locais de votação, o qual será finalizado ao longo do dia. Esses aparelhos encontram-se fechados em caixas desde a cerimônia pública de geração de mídias, preparação e lacração de urnas eletrônicas, que ocorreu em todos os cartórios entre o fim do mês de setembro e o início de outubro.

Às 9 horas, ocorre a cerimônia de sorteio das urnas no plenário do TRE-SP. As 15 urnas sorteadas serão auditadas no domingo, em dois procedimentos distintos. Cinco urnas serão testadas durante o domingo, em condições normais de uso. O objetivo dessa auditoria é atestar a lisura no processo de captação e totalização dos votos. Outras dez urnas do Estado serão auditadas antes do início da votação, de forma a legitimar a integridade dos sistemas dos softwares instalados nas máquinas de votação.

Por fim, às 12h30, na Sala de Imprensa, será realizada a oficialização do sistema de gerenciamento. Na ocasião, serão emitidos um relatório com a situação dos candidatos na urna eletrônica e a zerésima, documento que comprova não haver votos computados no sistema.

Os eventos são abertos à participação dos fiscais de partidos, Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil e demais interessados.

Endereço do TRE:
Rua Francisca Miquelina, 123 - Bela Vista.

Últimas notícias postadas

Recentes