Prefeito de Iacanga tem registro de candidatura indeferido

Decisão teve como base a Lei da Ficha Limpa

Fachada TRE-SP

Em sessão plenária realizada na terça-feira (29), o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) indeferiu o registro de candidatura de Ismael Edson Boiani (PSB), prefeito eleito de Iacanga. A decisão teve como base a Lei da Ficha Limpa.

Vencedor das eleições municipais de 2016, Boiani havia tido o pedido de registro impugnado. Em decisão, o juízo de 1º grau havia deferido a candidatura, o que tornou o candidato apto a participar do pleito.

Em recurso, a decisão foi reformada pelo Plenário do TRE, por 4 votos a 3. O voto de desempate foi proferido na terça pelo presidente do Tribunal, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, que seguiu os termos propostos pelo relator, juiz Manuel Marcelino.

Em seu voto, o des. Cauduro Padin ressaltou que a inelegibilidade foi motivada pela desaprovação das contas de Boiani relativas ao exercício de 2011, quando cumpria outro mandato na Prefeitura de Iacanga. Na ocasião, as contas foram reprovadas pelo Tribunal de Contas de São Paulo, cujo parecer foi mantido pela Câmara Municipal.

De acordo com o art.1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar nº 64/1990 (Lei da Ficha Limpa), são inelegíveis para qualquer cargo "os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão (...)".

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido