Biometria obrigatória: Sorocaba quadruplica eleitores cadastrados em um ano

Gráfico mostra a evolução do número de eleitores com biometria na cidade, mês a mês, entre janeiro de 2017 e de 2018

Gráfico Biometria Sorocaba

Sorocaba mais do que quadruplicou o número de eleitores com identificação biométrica no período de um ano. A quantidade de cadastrados com essa tecnologia era de 73.356 em janeiro de 2017 e passou para 301.123 em janeiro de 2018.

Ao longo dos últimos 12 meses, janeiro representou recorde no número de eleitores identificados, com 51.403. O gráfico acima comprova a evolução da biometria, mês a mês, na cidade.

Apesar dos bons números, a Justiça Eleitoral segue em campanha para a divulgação da biometria, pois ainda falta o cadastramento de 37,7% do eleitorado sorocabano . No total, Sorocaba conta com 483.549 eleitores. Até agora, passaram pelo cadastramento 62,3% do eleitorado. Quem não comparecer até 23 de março terá o título cancelado.

No início de 2018, a juíza da 356ª Zona Eleitoral - Sorocaba, Adriana Furukawa, organizou reunião com veículos da imprensa e chefes de todos os cartórios eleitorais da cidade para reforçar a divulgação. "Destacamos a relevância da biometria, tanto para maior segurança da identificação do eleitor quanto para maior comodidade no momento do voto", afirma a juíza.

Atendimento ampliado em Sorocaba

Sorocaba oferece como principal opção para o cadastramento o Posto de Biometria no Shopping Iguatemi Esplanada. O local tem 55 kits biométricos, com capacidade para atender até 2 mil eleitores por dia. Atualmente, a média de comparecimento é 1,6 mil.

No intuito de facilitar ainda mais o acesso do eleitor ao cadastro, o posto no shopping realizará atendimento nos dois próximos sábados de fevereiro (10 e 17), na quarta-feira de cinzas (14 de fevereiro) e nos três primeiros sábados de março (3, 10 e 17). O horário de funcionamento do posto nas datas mencionadas será das 11h às 18h.

Nos dois próximos meses, os cartórios eleitorais de Sorocaba também atenderão aos fins de semana, das 9h às 16h. As datas em fevereiro serão os dias 10, 14 (quarta-feira de Cinzas), 17 e 18/02; em março, os dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18/03.

Outra novidade da Justiça Eleitoral em Sorocaba foi a inauguração, no último dia 30, do Ônibus da Biometria. A iniciativa é pioneira no Estado e leva atendimento itinerante a bairros mais afastados da cidade em um veículo adaptado para realizar o cadastramento de eleitores em seu interior. A inauguração foi fruto de uma parceria com a prefeitura municipal.

Horários de atendimento em Sorocaba

- Posto de Biometria no Shopping Iguatemi Esplanada:

Segunda a sexta, das 9h às 19 h.

Sábados de fevereiro (10 e 17) e março (3, 10 e 17), além da quarta-feira de cinzas (14 de fevereiro): das 11h às 18h.

Endereço: Av. Profª Izoraida Marques Peres, 401.

- Cartórios eleitorais:

Segunda a sexta, das 9h às 18h.

Sábados e domingos de fevereiro (10, 17 e 18) e março (dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18, além da quarta-feira de Cinzas (14/02): das 9h às 16h.

Endereço: Praça da Maçonaria, s/nº, Jardim Paulistano (prédio do antigo fórum).

- Poupatempo:

Segunda a sexta, das 9h às 17h.

Sábado, das 9h às 13h.

Endereço: Rua Leopoldo Machado, 525, Centro.

Os postos mencionados não funcionarão nos dias 12 e 13 de fevereiro, em virtude do feriado do Carnaval

Siga nosso twitter oficial: @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook: www.facebook.com/tresp.oficial

Agora também no YouTube: trespjusbr