Voto em trânsito: eleitor só tem mais duas semanas para solicitar

A transferência temporária para o pleito de 2018 é possível até 23 de agosto

voto em trânsito - TRE-PA

Os cidadãos com interesse em votar em trânsito nas Eleições 2018 devem observar o prazo de 23 de agosto para se habilitarem perante a Justiça Eleitoral. Os eleitores têm direito a pleitear a mudança temporária de seção para votar somente no primeiro turno (7 de outubro), somente no segundo (28 de outubro) ou em ambos.

A transferência eleitoral para votar em trânsito em qualquer uma das capitais e também nos municípios brasileiros com mais de 100 mil eleitores pode ser solicitada por quem não estiver em seu domicílio eleitoral na data do pleito.

Para fazer o requerimento, é necessário comparecer a qualquer cartório eleitoral e apresentar documento oficial com foto, indicando a cidade desejada. A habilitação para voto em trânsito somente será admitida para aqueles com situação regular no cadastro.

Os cidadãos que se encontrarem fora de sua unidade da Federação poderão votar em trânsito apenas para presidente da República. Já os que estiverem em seu próprio Estado poderão votar para deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente. Por fim, os eleitores inscritos no exterior, que estiverem em trânsito no território nacional, poderão votar apenas na eleição para presidente. Não é possível o voto em trânsito em urnas instaladas fora do país.

O prazo para requerimento teve início em 17 de julho. Até 7 de agosto, 2.177 eleitores paulistas haviam pedido a habilitação para o primeiro turno, e 2.077 para o segundo.

Além de servir ao voto em trânsito, a transferência temporária é possível em outras três hipóteses: eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida; presos provisórios e adolescentes em unidades de internação; e militares, agentes de segurança pública e guardas municipais em serviço. O tema está disciplinado nos artigos 37 a 58 da Resolução nº 23.554/2017, que dispõe sobre os atos preparatórios para as Eleições 2018.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido