Em palestra, presidente do TRE incentiva voto e participação dos jovens

Des. Carlos Eduardo Cauduro Padin participou de evento comemorativo no Mackenzie

Presidente do TRE-SP participa de palestra no Mackenzie - 14/8/2018

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, destacou a importância do voto e incentivou a participação das novas gerações na política, ao participar nesta terça-feira (14) de evento em comemoração aos 65 anos da Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

O des. Cauduro Padin falou para cerca de 600 jovens, em sua maioria estudantes de direito da universidade. "Quando desmerecem a política, temos de perguntar: 'quem colocou os representantes lá?' Por isso, peço que atuem, sejam otimistas, sejam multiplicadores da cidadania, exerçam-na e cumpram o seu dever cívico do voto", afirmou. A frase célebre de Platão também foi citada pelo desembargador: “Não há nada de errado com aqueles que não gostam de política; simplesmente serão governados por aqueles que gostam".

Outro assunto abordado pelo presidente do TRE-SP foi a importância do Direito Eleitoral, o qual, segundo ele, deveria fazer parte da grade curricular obrigatória das faculdades de Direito. Ele explicou aos alunos a estrutura da Justiça Eleitoral, destacando o seu caráter de diversidade, por ser integrada por profissionais de diferentes carreiras, e temporalidade, já que seus integrantes, em geral, cumprem mandato de dois anos, permitida uma recondução.

A mesa formada para a palestra "Direito e Instituições Públicas" teve a participação do des. Cauduro Padin e dos seguintes convidados: o governador do Estado de São Paulo, Márcio França; o presidente do TJSP, des. Manoel de Queiroz Pereira Calças; o presidente da Seção de São Paulo da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SP), Marcos da Costa; e o desembargador do TJSP e professor do Mackenzie, Luiz Guilherme Costa Wagner Júnior. A mediação dos trabalhos ficou a cargo da professora Regina Jorgeti. 

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido