Youtube
facebook
Twitter
Rss
Flickr

Imprensa

9 de outubro de 2017 - 14h55

TRE-SP_biometria_um_dedo_cadastramento

Cartórios eleitorais dão início a ações para acelerar a biometria no Estado

A Justiça Eleitoral Paulista realiza o cadastramento biométrico em todo o Estado para atualizar o cadastro eleitoral e tornar mais segura a identificação do eleitor na hora do voto. O objetivo da Justiça Eleitoral é cadastrar todos os eleitores até 2022, entretanto o comparecimento está baixo. Dos quase 32.600.000 eleitores do Estado de São Paulo, o maior colégio eleitoral do país, pouco mais de 9 milhões (28,1%) fizeram a biometria. Na capital, dos 8.894.402 eleitores, 3.138.195 (35,28%) se cadastraram.

Para acelerar o ritmo da biometria, os cartórios eleitorais da capital e do interior deram início a uma série de ações, que visam estimular o eleitor a participar do cadastramento e evitar, assim, a formação de filas no futuro e outros transtornos. As iniciativas acontecem fora dos cartórios, em um formato itinerante, e estão direcionadas tanto para a Justiça Eleitoral levar os seus serviços ao eleitor quanto para atraí-lo aos seus locais de atendimento.

Entre as principais ações externas dos cartórios estão a realização do cadastramento biométrico e do agendamento para atendimento nos cartórios. As atividades estão ocorrento em diferentes espaços públicos e privados, como empresas, shoppings, faculdades, hospitais e instituições governamentais. Além dessas iniciativas, as equipes dos cartórios estão realizando palestras, distribuição de materiais informativos e propagandas em veículos locais.

O que levar

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver.

Biometria obrigatória e ordinária

A biometria obrigatória está sendo implementada gradativamente no Estado, sendo atualmente obrigatória em 85 municípios. Na cidade de São Paulo e nos demais municípios onde a coleta das digitais não acontece ainda de forma compulsória, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor se adiante e faça seu cadastramento.

 

Fique por dentro da biometria e agende o seu atendimento.


Confira ações programadas para este mês de outubro:

Serviço de agendamento:

Osasco Plaza Shopping: de 9 a 11/10, das 11 às 16h. R. Ten. Avelar Píres de Azevedo, 81 - Centro, Osasco.

Shopping Metrô Tatuapé: de 9 a 11/10, das 10 às 18h. Rua Dr. Melo Freire S/N, Tatuapé. São Paulo.

Shopping Boulevard Tatuapé: de 9 a 11/10, das 10 às 18h. Rua Gonçalves Crespo, esquina com a Rua Tuiuti. São Paulo.

 

Serviços de agendamento e atendimento:

Shopping Center Pirituba:prazo previsto – 16/10 a 30/12, de segunda a sexta feira, das 10 às 18h. Av. Benedito de Andrade, 51 Pirituba. São Paulo.

Escola Estadual Prof. Carlos Cattony: prazo previsto - 16 a 31/10, das 11 às 17h. Estrada do Jaceguava, 11. São Paulo.

Academia Edge Life Sport: de 16 a 20/10, das 9 às 19h. R. Pedro Doll, 564 - Santana, São Paulo.

 

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Gestor Responsável: Tribunal Regional Eleitoral - SP +