Justiça Eleitoral inaugura central em Sorocaba (SP) para atender 1500 eleitores por dia

A Justiça Eleitoral inaugurou uma central de atendimento ao eleitor nesta segunda-feira (8) no shopping Esplanada Iguatemi, em Sorocaba (SP), com capacidade para atender 1.500 eleitores por dia. A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Des. Mário Devienne Ferraz, juízes eleitorais, representantes da OAB, do Ministério Público e de autoridades locais. A central atenderá aos eleitores das cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim.

inauguracao posto sorocaba tre-sp
Justiça Eleitoral inaugura Posto de Atendimento em Sorocaba (SP) para atender 1500 eleitores por dia

A Justiça Eleitoral inaugurou uma central de atendimento ao eleitor nesta segunda-feira (8) no shopping Esplanada Iguatemi, em Sorocaba (SP), com capacidade para atender 1.500 eleitores por dia. A cerimônia contou com a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), Des. Mário Devienne Ferraz, juízes eleitorais, representantes da OAB, do Ministério Público e de autoridades locais. A central atenderá aos eleitores das cidades de Sorocaba, Araçoiaba da Serra, Salto de Pirapora e Votorantim.

Na abertura da cerimônia, a juíza da 356ª Zona Eleitoral, Adriana Tayano Fanton Furukawa, exaltou a relevância da iniciativa para a continuidade do cadastramento eleitoral. “A inauguração dessa central é bastante abrangente e será fundamental para o cadastramento biométrico na região, que possui mais de meio milhão de eleitores”.

Em seguida, discursou o Presidente do TRE-SP, que ressaltou a importância do Programa de Identificação Biométrica para a segurança e legitimidade do processo eleitoral. “Atualmente, o Estado conta com mais de sete milhões de eleitores cadastrados biometricamente. O uso dessa tecnologia coroa o nível de excelência do processo eleitoral, que já é seguro e confiável”.

O prazo para os eleitores de Sorocaba, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra comparecerem para o cadastramento se encerra em 23 de março de 2018. Aqueles que não comparecerem ficam sujeitos ao cancelamento do título eleitoral, o que impossibilita a matrícula em universidades, a emissão de passaporte, dentre outros inconvenientes. “É importante que os eleitores compareçam desde já para a coleta de seus dados biométricos, tendo em vista o acúmulo de atendimentos no final do prazo”, recomenda Devienne Ferraz. “Nos municípios com revisão de eleitorado, não será possível votar nas próximas eleições sem realizar o procedimento”.

Além de Sorocaba, Salto de Pirapora e Araçoiaba da Serra, outros 79 municípios estão passando por revisão de eleitorado, processo que torna o comparecimento do eleitor obrigatório para evitar o cancelamento de seu título eleitoral. Os eleitores de Votorantim também podem ser atendidos na central, mas não estão sujeitos ao cancelamento do título.

Atendimento

A nova central possui 700m² e está instalada em local de fácil acesso, no shopping Esplanada Iguatemi, e atenderá das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, mediante agendamento pelo site do TRE-SP. O eleitor também pode ser atendido, com agendamento, nos cartórios eleitorais ou por ordem de chegada, no Poupatempo.

Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário levar documento oficial de identificação com foto e comprovante de residência com no máximo três meses de emissão.

Endereços

- Central de Atendimento no shopping Esplanada Iguatemi, de segunda a sexta-feira, das 9 às 18h: av. Izoraida Marques Peres, 401, em Sorocaba.

- Cartório da 294ª Zona Eleitoral atende os eleitores de Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h: rua Máximo Baldo, 54, Vila Lucy, em Sorocaba.

- Cartórios das demais zonas eleitorais atendem os eleitores de Sorocaba (137ª, 271ª, 294ª, 342ª, 343ª, 356ª, 357ª), de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h: praça da Maçonaria, s/nº, Jardim Paulistano (prédio do antigo fórum), em Sorocaba.     
               
- Cartório da 220ª Zona Eleitoral atende os eleitores de Votorantim, de segunda a sexta-feira, das 12 às 18h: avenida São João, 578 – Parque Bela Vista, em Votorantim.

- Poupatempo, de segunda a sexta-feira, das 9 às 17h, e no sábado, das 9 às 13h: rua Leopoldo Machado, 525, Centro, em Sorocaba.

Biometria no Estado de São Paulo

No Estado de São Paulo, cerca de 7 milhões de eleitores já cadastraram seus dados biométricos. Em 82 cidades, está sendo realizada revisão de eleitorado, em que o comparecimento do eleitor é obrigatório sob pena de cancelamento do título.

Sorocaba possui eleitorado de 463 mil eleitores, dos quais 84 mil (18%) já realizaram a biometria, que começou de forma não obrigatória em todas as cidades paulistas em outubro de 2015. Em Araçoiaba da Serra, dos 23.320 eleitores, 4.037 já se cadastraram (15,2%) e, em Salto do Pirapora, foram 4.045 eleitores de um total de 29.810.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido