Após três meses, 21% do eleitorado faz a biometria obrigatória em Botucatu, Catanduva e Várzea Paulista

Das 79 cidades paulistas que deram início à biometria obrigatória em 13 de março de 2017, Botucatu, Catanduva e Várzea Paulista são as três maiores, com um eleitorado sujeito ao procedimento obrigatório de 227.116 (exclui-se desse dado quem fez a biometria antes da obrigatoriedade).

Biometria nas 3 maiores cidades que começaram em março.

Das 79 cidades paulistas que deram início à biometria obrigatória em 13 de março de 2017, Botucatu, Catanduva e Várzea Paulista são as três maiores, com um eleitorado sujeito ao procedimento obrigatório de 227.116 (exclui-se desse dado quem fez a biometria antes da obrigatoriedade). Desse total, 48.123, ou seja, 21% passaram pela biometria nestes três meses. Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado. Os eleitores que já passaram pela coleta das digitais antes do início da obrigatoriedade não estão sujeitos ao procedimento novamente.

A biometria visa aumentar a segurança das eleições, pois elimina qualquer possibilidade de fraude na identificação do eleitor ao permitir que ele seja reconhecido por suas digitais na hora do voto. O procedimento consiste na coleta das digitais, com fotografia e assinatura digitalizada, e na atualização dos dados cadastrais com confirmação do local de residência.

Itatinga

Os eleitores de Itatinga terão a oportunidade de fazer o cadastramento biométrico obrigatório no dia da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice, marcada para 2 de julho. A 26ª Zona Eleitoral de Botucatu, à qual pertence o município, disponibilizará 30 kits em quatro locais de votação.

Prazos

A coleta de dados biométricos para o biênio 2017-2018 termina em março de 2018, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, com término em dezembro de 2017. Além dos 79 municípios que passam pela biometria obrigatória, os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora passaram a integrar o grupo em 8 de maio. Nas demais cidades paulistas os kits biométricos estão disponíveis, mas o cadastramento não é obrigatório.

Atendimento

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório ou centrais de atendimento  com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão e título eleitoral, caso possua. O atendimento nos cartórios é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.


Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 


ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido