Eleitor de Guarulhos deve fazer revisão biométrica para não ter título cancelado

O município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, está passando por revisão biométrica do eleitorado. Pelo procedimento, o eleitor deve cadastrar seus dados biométricos perante a Justiça Eleitoral até 23 de março de 2018 sob pena de cancelamento do título. Para maior comodidade do eleitor, o TRE inaugura nesta segunda-feira (10) um dos maiores postos de atendimento do País, com 39 kits de coleta biométrica e capacidade de atender a 1.100 eleitores por dia.

Campanha do cadastramento biométrico do TRE-SP em 2015

O município de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, está passando por revisão biométrica do eleitorado. Pelo procedimento, o eleitor deve cadastrar seus dados biométricos perante a Justiça Eleitoral até 23 de março de 2018 sob pena de cancelamento do título. Para maior comodidade do eleitor, o TRE inaugura nesta segunda-feira (10) um dos maiores postos de atendimento do País, com 39 kits de coleta biométrica e capacidade de atender a 1.100 eleitores por dia.   

Estarão presentes na inauguração o presidente do TRE-SP, des. Mario Devienne Ferraz, juízes do Tribunal e das zonas eleitorais de Guarulhos e representantes do Ministério Público. Foram convidados, ainda, o prefeito de Guarulhos, Guti (PSB), o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Soltur (PSD), entre outras autoridades locais.

A instalação do novo posto de atendimento eleitoral, localizado próximo ao Aeroporto Internacional André Franco Montoro, viabiliza a realização da maior revisão biométrica do Estado até o momento. Guarulhos tem quase 900 mil eleitores, dos quais cerca de 372 mil (41% do total) já cadastraram a biometria. Os eleitores que já realizaram o procedimento não estão obrigados a comparecer.

Além do posto de atendimento, que fica na Avenida João Veloso da Silva, 1181 – Cidade Jardim Cumbica, a coleta pode ser realizada em qualquer cartório eleitoral de Guarulhos ou nos postos do Poupatempo com atendimento da Justiça Eleitoral.

Obrigatoriedade

A revisão do eleitorado em Guarulhos foi aprovada em sessão plenária realizada nessa quinta-feira (29). Segundo o calendário estabelecido pelo TRE, o eleitor do município deve cadastrar seus dados biométricos até 23 de março de 2018 para não ter seu título de eleitor cancelado. 

A pessoa que tiver o documento cancelado fica impedida de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.

Atendimento

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE-SP e comparecer ao cartório ou posto de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso tenha, e comprovante de residência com no máximo três meses de emissão.

O atendimento nos cartórios eleitorais e no posto de atendimento a ser inaugurado deve ser agendado, enquanto no Poupatempo é feito por ordem de chegada.  

Mais sobre a cidade de Guarulhos

Guarulhos é a segunda maior cidade do Estado de São Paulo e a 12ª mais populosa do País, o que a torna o maior município brasileiro que não é capital de seu Estado.

A cidade é cortada por duas das mais importantes rodovias do Brasil – a Via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, e rodovia Fernão Dias, que liga São Paulo e Minas Gerais –, fator que impulsionou os investimentos de capital nacional e estrangeiros na cidade, a 8ª maior economia do Brasil.

O município ainda se notabiliza por ser sede do maior aeroporto da América Latina, que transportou mais de 36 milhões de passageiros em 2016, segundo dados da concessionária, e do maior terminal de cargas do País. O novo posto de atendimento pode receber eleitores de todo o Estado e está instalado a apenas 15 minutos de distância do aeroporto.

Biometria

O cadastramento biométrico ocorre em todo o Estado, mas por enquanto é obrigatório apenas em 83 municípios. Nessas cidades, quem não comparecer para realizar a biometria terá o título de eleitor cancelado. No entanto, mesmo nos locais onde a biometria ainda é facultativa, recomenda-se o comparecimento para evitar a formação de filas de última hora. 

No Estado, mais de 8 milhões de eleitores (24,6% do total) se cadastraram, sendo que cerca de 1 milhão realizou o procedimento entre janeiro e maio de 2017. Na capital, são quase 3 milhões eleitores cadastrados, o que representa 32% do total.   

Posto de Atendimento Eleitoral

Avenida João Veloso da Silva, 1181 – Cidade Jardim Cumbica
De segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
O atendimento é realizado por agendamento. É necessário documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso tenha, e comprovante de residência com no máximo três meses de emissão.

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido