Biometria obrigatória registra baixo comparecimento em Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora

Desde 8 de maio deste ano, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora integram o time dos 83 municípios que realizam o cadastramento biométrico obrigatório no Estado de São Paulo.

Biometria TRE-SP

Desde 8 de maio deste ano, Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora integram o time dos 83 municípios que realizam o cadastramento biométrico obrigatório no Estado de São Paulo. Até o momento, dos 479.216 eleitores sujeitos ao procedimento obrigatório nas três cidades, dos quais 430.900 são de Sorocaba, apenas 35.380, ou seja, 7,3%, cadastraram as suas digitais. O eleitor tem até 23 de março de 2018 para fazer a biometria e não ter o título cancelado. Quem se cadastrou antes do início da obrigatoriedade não precisa repetir o procedimento.

O eleitor que tiver o título cancelado é impedido de praticar certos atos da vida civil como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em instituição de ensino oficial ou fiscalizada pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública, entre outros.

A biometria é um recurso tecnológico que identifica e reconhece uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas. O objetivo da Justiça Eleitoral é identificar o eleitor pelas digitais na hora do voto a fim de evitar qualquer possibilidade de fraude no processo eleitoral. O cadastramento biométrico visa, ainda, a confirmação do endereço residencial pelo eleitor e atualização dos demais dados, além de contribuir para detectar duplicidades no cadastro eleitoral.

Atendimento

Os eleitores de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora são atendidos nos cartórios de suas zonas eleitorais (consulte a sua zona eleitoral) em Sorocaba, no Poupatempo da cidade e na Central de Atendimento no shopping Esplanada Iguatemi. A Central tem capacidade para atender 1.500 pessoas por dia em um espaço de 700 m² e conta com 55 kits biométricos.

O eleitor deve agendar o seu horário no site do TRE e levar, no dia marcado, documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência recente e título eleitoral, se tiver. O agendamento não é necessário para atendimento no Poupatempo.

Implantação da biometria no Estado

O cadastramento obrigatório está sendo implementado gradativamente em São Paulo, mas os kits biométricos estão disponíveis em todos os 425 cartórios eleitorais do Estado. Ao todo, dos mais de 32 milhões de eleitores paulistas, 8.085.893 (24,9%) passaram pela coleta das digitais. Atualmente, a biometria é obrigatória em 83 cidades. Em outros 15 municípios paulistas, onde o cadastramento já aconteceu, o eleitorado é identificado pelas digitais nas eleições.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido