TRE cassa registros de candidatura por fraude no preenchimento de vagas destinadas a mulheres

O TRE cassou, em sessão realizada ontem (1º), os registros dos 22 candidatos a vereador pela coligação composta pelo Solidariedade (SD), Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS) no município de Santa Rosa do Viterbo, a 300 quilômetros da capital, nas eleições municipais 2016. Entre os atingidos pela decisão estão os vereadores eleitos Laércio Costa Arruda (PMN) e Luís dos Reis Augusto (SD).

Julgamento decisão - TRE-MS

O TRE cassou, em sessão realizada nessa terça-feira (1º), os registros dos 22 candidatos a vereador pela coligação composta pelo Solidariedade (SD), Partido da Mobilização Nacional (PMN) e Partido Republicano da Ordem Social (PROS) no município de Santa Rosa do Viterbo, a 300 quilômetros da capital, nas eleições municipais 2016. Entre os atingidos pela decisão estão os vereadores eleitos Laércio Costa Arruda (PMN) e Luís dos Reis Augusto (SD).

A ação foi ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) com a alegação de que candidaturas de mulheres foram registradas de maneira fraudulenta para cumprimento de cota de gênero exigida pelo art. 10, § 3º, da lei nº 9.504/97 (Lei das Eleições). Dos 22 candidatos registrados pela coligação, sete eram mulheres, em cumprimento ao percentual de 30% exigido pela legislação.

No entanto, em procedimento investigatório próprio, o MPE constatou que ao menos três das sete candidatas sequer participaram das campanhas, o que, segundo o órgão ministerial, consistiria em abuso do poder político. Elas não receberam votos na eleição. Sem as candidaturas em questão, não seria possível à coligação participar do pleito.

Na decisão, também foi declarada a inelegibilidade de quatro réus do processo, todos candidatos não eleitos, os quais teriam participado da fraude. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Entenda a regra

A lei nº 12.034/09, que alterou a Lei das Eleições, determinou que, do número de vagas de cada partido ou coligação nas eleições, entre 30 e 70% serão destinadas para cada sexo. A alteração legislativa buscou ampliar a participação feminina no processo eleitoral, obrigando ao registro de candidaturas de mulheres em cada pleito.

Recurso Eleitoral nº 370-54.2016.6.26.0173

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido