Youtube
facebook
Twitter
Rss
Flickr

Imprensa

19 de abril de 2017 - 17h45

Biometria TRE-SP

TRE aprova revisão de eleitorado em mais três cidades

Os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora passarão por revisão de eleitorado entre 8 de maio de 2017 e 23 de março de 2018. O procedimento busca a atualização do cadastro eleitoral mediante a incorporação obrigatória de dados biométricos de todos os eleitores dessas cidades, que têm, somadas, mais de 500 mil eleitores. A maior delas, Sorocaba, possui eleitorado de cerca de 460 mil eleitores, sendo que 64 mil já efetuaram o cadastro biométrico anteriormente. Em caso de não comparecimento, o título de eleitor do interessado será cancelado.

Outras informações sobre o cadastramento biométrico podem ser encontradas aqui.

Atendimento

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE-SP e comparecer ao cartório ou central de atendimento com documento oficial de identificação com foto, título eleitoral, caso possua, e comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão.

Cancelamento de título

A pessoa que tiver o título cancelado ficará impedida de praticar certos atos da vida civil, como obter passaporte, carteira de identidade e CPF, matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, tomar posse em concurso público, participar de concorrência pública e obter empréstimo em bancos oficiais.

Biometria

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) está implementando gradativamente o cadastramento biométrico obrigatório, mas desde outubro de 2015 a biometria está disponível em todos os cartórios eleitorais do Estado de forma opcional. Até o momento, mais de 6,5 milhões de paulistas (20% do total) possuem a identificação biométrica e eleitores de 15 municípios já são identificados pelas digitais nas eleições.

A biometria é uma tecnologia que confere total segurança à votação, pois a identificação do eleitor por meio das impressões digitais impede que uma pessoa se passe por outra ao votar.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

Gestor Responsável: Seção de Jornalismo +