Palestra do ministro Gilmar Mendes encerra 3º Curso de Especialização da EJEP

Palestra Ministro Gilmar Mendes 3º Curso de Especialização da EJEP

Na noite da última segunda-feira (19), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, encerrou o 3º Curso de Pós-Graduação Lato Sensu -  Especialização em Direito Eleitoral e Processual Eleitoral, mantido pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista (EJEP), em convênio com a Escola Paulista da Magistratura (EPM).

O evento foi aberto pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) e diretor da EJEP, des. Mário Devienne Ferraz, que agradeceu a presença do ministro e em seguida lhe deu a palavra.

Gilmar Mendes iniciou sua fala afirmando que o Brasil passa por uma crise político-institucional sem precedentes e seguiu fazendo uma análise crítica da evolução do sistema de doação de campanha que, segundo ele, vem dando sinais de exaustão.

Explicou o ministro que o foco da análise das contas passou a ser, além da captação de recurso, a forma como este seria gasto. A partir dessa preocupação com o destino do dinheiro arrecadado em campanha, o TSE se aparelhou com mecanismos para analisar de forma mais acurada as contas, fazendo batimentos específicos capazes de identificar possíveis ilicitudes.

Gilmar Mendes concluiu sua palestra falando sobre reforma política. O ministro asseverou que “nunca o sistema político esteve tão em xeque quanto no momento atual”, defendeu que fosse investida energia no debate acerca do assunto e condenou a velocidade das reformas implementadas, chamando-as de modestas.

Encerrada a palestra, o diretor da EJEP e presidente do TRE-SP, des. Mário Devienne Ferraz, o vice-presidente e corregedor do TRE-SP e vice-diretor da Escola, des. Carlos Eduardo Cauduro Padin, e o diretor executivo da EJEP, juiz André Guilherme Lemos Jorge, parabenizaram os alunos concluintes e agradeceram a presença do ministro.

Estiveram presentes no evento alguns juízes da Corte, entre os quais a des. Federal Marli Marques Ferreira, a juíza Cláudia Lúcia Fonseca Fanucchi, o juiz Luiz Guilherme da Costa Wagner Jr., o des. Waldir Sebastião de Nuevo Campos Jr. e o juiz Marcus Elidius Micheli de Almeida. Também participaram o juiz-auxiliar da Presidência do TRE-SP e conselheiro da EJEP, Marco Antonio Martin Vargas, o coordenador do curso de especialização da EJEP, juiz Richard Pae Kim, e representando o des. Antonio Carlos Villen, presidente da EPM, o des. Paulo Sérgio Brant de Carvalho Galizia.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

 

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido