Justiça Eleitoral inicia preparação das urnas para as Eleições 2016

A Justiça Eleitoral de São Paulo inicia, nesta semana, o procedimento de carga e lacração nas 112.490 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 2 de outubro pelos 32,6 milhões de eleitores do Estado. Somente na capital, as 58 zonas eleitorais irão preparar 30.923 urnas eletrônicas. O processo inclui os equipamentos destinados à votação, justificativa e contingência.

TRE-PA recebeu 1500 urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2016

A Justiça Eleitoral de São Paulo inicia, nesta semana, o procedimento de carga e lacração nas 112.490 urnas eletrônicas que serão utilizadas no dia 2 de outubro pelos 32,6 milhões de eleitores do Estado. Somente na capital, as 58 zonas eleitorais irão preparar 30.923 urnas eletrônicas. O processo inclui os equipamentos destinados à votação, justificativa e contingência.

Por meio da operação, feita urna a urna, são inseridas todas as informações necessárias à realização do pleito: os programas de votação, a relação de eleitores da respectiva seção eleitoral, os dados de partidos, coligações e os nomes e fotos de todos os concorrentes aptos a disputar a eleição, inclusive os que têm registros indeferidos e aguardam julgamento de recursos. Depois de inseridas todas essas informações, as urnas eletrônicas são lacradas e estão prontas para serem utilizadas nas eleições – a máquina lacrada só realiza operações em dia e horário pré-determinados.

Segurança
No início do mês, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realizou cerimônia pública na qual os sistemas eleitorais foram lacrados e assinados digitalmente pelo presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e demais presentes. O procedimento assegura que não haverá modificação no software da urna, comprovando a autenticidade e a integridade do programa oficial gerado pela Justiça Eleitoral.

Há, ainda, outros procedimentos de segurança previstos durante o período de carga e lacração das urnas eletrônicas. Um deles é a conferência dos dados constantes nas urnas, inclusive para verificar se os programas são idênticos aos que foram lacrados. Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), partidos políticos e coligações podem solicitar a conferência por amostragem em até 3% das máquinas preparadas para cada zona eleitoral, escolhidas de forma aleatória. No mesmo período deve ser realizado teste de votação, acionado por aplicativo próprio gerado pela Justiça Eleitoral, em pelo menos uma urna por município de cada zona.

Já no dia das eleições, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realiza uma auditoria por amostragem das urnas eletrônicas, conhecida como Votação Paralela. Cinco urnas são sorteadas entre todas as seções eleitorais do Estado e, em paralelo à votação oficial, votos previamente preenchidos em cédulas são digitados nas máquinas. Ao final, o resultado verificado na totalização dos computadores deve coincidir com o resultado das respectivas urnas eletrônicas, a fim de comprovar que não houve adulteração, subtração ou acréscimo na votação das urnas eletrônicas.

Carga na capital
Na cidade de São Paulo, a 2ª Zona Eleitoral – Perdizes (Rua Dr. Costa Júnior, 509) inicia a preparação das urnas eletrônicas às 8 horas da sexta-feira (16). No Itaim Bibi, a 5ª ZE (Rua Clodomiro Amazonas, 41) tem previsão de início do procedimento para as 10 horas do mesmo dia. Na 260ª ZE – Ipiranga (Rua Bom Pastor, 2204), a previsão é de que os trabalhos comecem ao meio-dia do dia 16. As demais zonas do Estado seguirão datas determinadas por seus respectivos juízes.

 

Siga nosso twitter oficial @trespjusbr

Curta nossa página oficial no Facebook www.facebook.com/tresp.oficial

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido