Presidente participa do 68º Colégio de Presidentes dos TREs em Curitiba

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Mário Devienne Ferraz, participou, nesta sexta-feira (22), do 68º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) realizado em Curitiba – PR.

Todos os participantes do 68º Coptrel em Curitiba (PR), no dia 22/7/2016.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP), des. Mário Devienne Ferraz, participou, nesta sexta-feira (22), do 68º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) realizado em Curitiba – PR.

O evento, que contou com a presença de representantes de 26 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) de todo o país, além do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foi aberto pelo presidente do TRE-PR, des. Luiz Fernando Tomasi Keppen, e pela presidente do Colégio, desª. Maria Zeneide Bezerra (TRE-RN).

Um dos temas tratados na manhã foi o cadastramento biométrico. O presidente do TRE paulista reforçou a necessidade de que sejam criados novos mecanismos para a expansão da biometria no país, aliado aos princípios da celeridade e economicidade. Segundo o des. Devienne, “precisamos acelerar o processo. Tribunais grandes como os de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro devem buscar outras formas para cumprir as metas estabelecidas pelo TSE.”

Além da biometria, durante a manhã, também foram tratados temas como o relacionamento da Justiça Eleitoral com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), processo judicial eletrônico e a contratação de funcionários terceirizados.

À tarde, os trabalhos tiveram início com a fala do presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes. O presidente do órgão superior ressaltou a importância de a Justiça Eleitoral montar um banco de boas práticas, para que todos os TREs possam compartilhar as inciativas de sucesso. “Socializar as boas práticas é essencial, não podemos esquecer que nossa atuação é nacional”, reforçou o ministro. Gilmar Mendes abordou ainda, entre outros assuntos, o projeto Começar de Novo, que trata do fornecimento de postos de trabalho e cursos de capacitação profissional para presos e egressos do sistema carcerário. O presidente do TSE incentivou que todos participem dessa iniciativa.

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Icone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Icone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido