Biometria em São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo e Guarulhos soma quase meio milhão de eleitores

Iniciado de forma experimental em 2010 em apenas duas zonas eleitorais, o recadastramento biométrico não obrigatório no município de São Paulo atingiu, no final de maio, a marca de mais de 440 mil eleitores com as digitais captadas.

Recadastramento biométrico

Iniciado de forma experimental em 2010 em apenas duas zonas eleitorais, o recadastramento biométrico não obrigatório no município de São Paulo atingiu, no final de maio, a marca de mais de 440 mil eleitores com as digitais captadas. Desde janeiro, todos os 58 cartórios eleitorais da capital e o Poupatempo de Santo Amaro aproveitam a apresentação espontânea do eleitor para atualizar o cadastro com a captação dos dados biométricos.

Em fevereiro, as 20 zonas eleitorais de Osasco, São Bernardo do Campo e Guarulhos também iniciaram a captação biométrica não obrigatória dos eleitores e, somados aos atendimentos das unidades do Poupatempo desses três municípios, quase 17 mil votantes já contam com o cadastro digital.

Por se tratarem de grandes eleitorados, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo quer consolidar gradativamente o cadastro desses municípios com as digitais dos eleitores. Por enquanto o comparecimento não é obrigatório. Os cidadãos que vão fazer a inscrição eleitoral, transferir o título, tirar a segunda via ou revisar alguma informação terão captadas as digitais, a fotografia e a assinatura. A identificação pela biometria nas eleições somente ocorrerá nesses municípios quando todos os eleitores fizerem o recadastramento.

A biometria é uma tecnologia que vai garantir ainda mais segurança às eleições brasileiras. Como cada eleitor possui digitais únicas, ninguém poderá tentar se passar por outra pessoa no momento do voto.

Apesar de não obrigatório, a Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor aproveite a oportunidade para evitar transtornos com filas no futuro quando o recadastramento biométrico se tornar compulsório nesses municípios.

Os endereços das zonas eleitorais e outras informações podem ser consultadas no site do TRE/SP. O Poupatempo de Santo Amaro (Rua Amador Bueno, 176 - próximo ao Largo 13 de Maio) atende apenas os eleitores da zona sul. Em Guarulhos, a unidade do Poupatempo fica na rua José Campanella, 189, bairro Macedo. O Poupatempo de Osasco está localizado na rua Hilário Pereira de Souza, 664, no centro. No município de São Bernardo do Campo, o Poupatempo atende na rua Nicolau Filizola, 100, centro.

A estimativa do Tribunal Superior Eleitoral é que todos os eleitores brasileiros estejam identificados pela biometria em 2018.

Mais informações:
Central de Atendimento ao Eleitor: (11) 3130-2100 ou 148*
* custo de ligação local em todo o estado de São Paulo

 

Siga nosso twitter oficial @TRESPjusbr

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo
Rua Francisca Miquelina, 123
Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil
CEP: 01316-900
CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56

Ícone Protocolo Administrativo

PABX:
(11) 3130 2000
_____________________
Central de Atendimento Telefônico ao Eleitor
148  e  (11) 3130 2100
Custo de ligação local para todo o Estado

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Horário de funcionamento
Secretaria - Protocolo:
de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h
Zonas Eleitorais:
de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h
Consulte os endereços, telefones e contatos das Zonas Eleitorais

Acesso rápido