ir
Bandeira de identificação do portal
14 de julho de 2014 - 18h08
Mais informações sobre o conteúdo Impressão
Banner com a frase: Biometria.

Recadastramento biométrico

O recadastramento biométrico é o processo pelo qual o eleitorado de um município é convocado para comprovar o domicílio eleitoral naquela localidade. Quando comparece, o eleitor tem as digitais coletadas e também é fotografado.

A Justiça Eleitoral, com o objetivo de garantir ainda mais segurança ao processo eleitoral, adotou a biometria para reconhecer os eleitores no momento do voto. A implantação vem sendo gradual já que é necessário chamar todo o eleitorado para captar as digitais. Depois de todos os eleitores recadastrados, o município está apto a utilizar as urnas biométricas. A urna só é liberada para o voto após reconhecer as digitais do eleitor. A meta do Tribunal Superior Eleitoral é de mais de 22 milhões de eleitores identificados pelas digitais nas eleições de 2014.

No Estado de São Paulo, além dos municípios que passaram por revisão obrigatória e utilizarão a tecnologia nas eleições 2014, a biometria também é  implementada, gradualmente, na capital, em São Bernardo do Campo, Guarulhos e Osasco. No entanto, os eleitores desses quatro municípios ainda não estão obrigados a fazer o recadastramento.

O recadastramento biométrico conta com a tecnologia dos chamados "Kits Bio", compostos de dispositivo de capturas de fotos, escâner para captura de digitais, maleta de transporte e cenário (mini-estúdio fotográfico com assento).

Com o Kit Bio, a equipe treinada da Justiça Eleitoral realiza a coleta das impressões digitais, além de fazer a fotografia dos eleitores de maneira rápida e fácil. Um escâner de altíssima resolução permite uma leitura de qualidade das impressões digitais e um programa de computador faz o controle de qualidade automaticamente.

 

    Mapa do site
    Rua Francisca Miquelina, 123 - 01316-900 - Bela Vista - São Paulo - SP - Brasil - CNPJ(MF): 06.302.492/0001-56
    PABX (+55-11) 3130-2000
    Central de Atendimento ao Eleitor (+55-11) 3130-2100 ou 148 (custo de ligação local para todo o Estado)
    Presidente: Desembargador Antônio Carlos Mathias Coltro